Total de visualizações de página

sábado, 21 de dezembro de 2013

ÚLTIMA ESPECIAL - SHADOW OF THE COLOSSUS E OS 8 EXCLUÍDOS - REVIEW!




Épico...



















Colossal...
















Espetacular...






















Misterioso...













Gratificante...















arte em Ação...

















Em Julho de 2013, foi o jogo mais baixado na PSN...














Vencedor de muitos prêmios, incluindo 2 prêmios Bafta...















Hoje,
Acompanhe,
Minha última matéria especial sobre...















Vamos começar com umas últimas coisas que pude extrair do jogo, e quem sabe algo novo e uma nova teoria... 

Essa é minha minha última review especial do jogo, que mesmo depois do seu lançamento em 2005, ainda é um dos jogos mais comentados, um jogo cheio de mistérios, diferente de muitos na época do seu lançamento e inimitável, existem muitos adjetivos para esse clássico que veio depois da  fama de ICO outro clássico lançado em 2002, um jogo que jogou a responsabilidade e reputação de ser épico para o outro, agora Shadow of the colossus joga a responsabilidade e mais a expectativa para The last guardian.
E difícil explicar o sucesso de um jogo com algumas palavras, mas sei de que os que acham Shadow of the colossus um dos melhores (ou o melhor) tem sensibilidade para a arte e conseguem ver algo além de um jogo em que o jogador fica totalmente isolado apenas andando as vezes sozinho ou na companhia de um cavalo, porque o grande cenário das terras proibidas não tem nada para se fazer além de derrotar os colossus, para muitos seria um tédio, mas para os que (repetindo) tem sensibilidade para a arte conseguem ver um grande jogo a onde outros não vêem.
É claro que um jogo precisa de detalhes e a maioria das ruínas e castelos estão lá para ser cenários inacessíveis mesmo e sem palavras mostrar que no passado existia pessoas que viviam nestas terras, fazendo os jogadores apenas imaginarem como seria.
E por não ser comum um jogo ter cenários enormes e nada paralelamente importante para se fazer, se instalou muitos mistérios, dúvidas e a pergunta clássica: Com um cenário tão grande, será que não tem algo escondido?
As respostas podem ser sim e não, porque existem coisas ocultas, mas que não fazem diferença no roteiro como a maioria dos jogos normais faria...

O  jardim secreto é uma coisa alternativa para ir no jogo...
 
Nas versões beta e demo o topo do templo de adoração era acessível, mas se topo fosse acessível na versão final, seria só para subir e curtir o visual? o que fazia parte realmente do final alternativo cortado pelo Fumito ueda?
O jardim possuí os únicos frutos que diminuem a vida e a energia do personagem.
A lógica mais aceitável ou possível é que algumas coisas que levariam ao final alternativo e os possíveis extras permaneceram, como a subida ao jardim, alguns lugares que parecem ser portas, cenários das terras proibidas antigos  foram deixados e novos cenários foram colocados por cima na edição final, depois foram descobertos estes cenários ocultos pelos hackers, o jogo seria bem maior, mas a capacidade do PS2 não era suficiente para colocar tudo o que foi planejado.
O final alternativo seria possível para quem possuísse o save do ICO, mas o criador e diretor Fumito ueda para não ser injusto com as pessoas que não tinham o ICO, então não colocou o fim alternativo, MAS! acho que o Fumito ueda realmente não quis alterar algo na sua história, porque com a versão ICO e Shadow of the colossus HD Collection, os fans teriam os dois jogos e ainda em Blu-ray, sobraria espaço para colocar mais extras do que jogo, mas um outro motivo que fica claro é que Fumito ueda não gosta de alterar o final de suas criações é só ver o final alternativo de ICO,  é quase a mesma coisa a diferença é que aparecem melancias na praia e você tem que carregar uma até a Yorda e no outro final não tem melancias é só caminhar até a Yorda.


Já que eu mencionei a versão HD, vou comentar mais uma coisa que é mais ou menos escondida entre as versões que são duas musicas, quando você espera a tela de abertura de menu sumir, aparece um dos pássaros voando ou o Agro correndo com uma música de fundo, no PS2 é uma música e no PS3 é outra música...


Musica versão  PS2

Musica versão PS3



Não sei porque as musicas foram trocadas quando passou para a versão PS3, talvez para ficar diferente e para incluir outra trilha sonora.







MISTÉRIOS DOS LAGARTOS....
Novas perguntas me vieram em mente depois que joguei as duas versões, qual é a utilidade dos Lagartos de cauda branca? ok, você vai pensar na hora: é para aumentar a esfera de energia de wander, sim mas porque mesmo pegando as caudas dos 77 lagartos, você precisa igualmente terminar o jogo de 6 a 7 vezes para completar a vida e a energia? procurar os lagartos se torna inútil porque naturalmente os fans vão jogar muito mais do que 7 vezes e é bem melhor completar assim, porque ficar procurando os lagartos com o radar em todos os cantos das terras proibidas é cansativo e um pouco chato, unicamente porque não tem recompensa é simplesmente achar e não tem ranking, pegar os lagartos e os frutos do jogo só fez sentido com os troféus na versão PS3, porque depois de todo aquele trabalho de procurar um por um, você ganha alguma coisa que pode mostrar e provar que pegou todos.
E ainda tem os lagartos ocultos nos pontos de salvamento, você olha para o radar, vê que tem um lagarto caminhando, mata ele pega a cauda branca, salva, volta para o menu principal, entra no jogo e se o sinal do lagarto ainda está no mesmo lugar, quer dizer que você tem que pegá-lo novamente, as vezes são 3 lagartos em um único ponto de salvamento, eu garanto que muitos que descobriram isso nos primeiros anos no PS2, pensaram que ia ter uma grande recompensa quando pegasse o último lagarto .......... mas se decepcionou porque não tinha.
Seriam os lagartos e os frutos, uma missão secundária que daria ao jogador algum extra, mas na versão final foi retirada?







TORRES DE SALVAMENTO E OS 8 EXCLUÍDOS...
Começando um pouco da teoria, e continuando a escrever sobre os pontos de salvamento ... 
Existem 24 torres que salvam o progresso no jogo, cada torre representa um colosso, quando o jogo estava em produção era para ter vários colossos, mas aqueles que ganharam uma versão definitiva foram 24 colossos, mas por causa das limitações do PS2, acabaram passando para o projeto final apenas 16, e 8 colossos ficaram de fora, mas as torres dos 8 excluídos permaneceram, então o jogo ficou com muitos pontos de salvamento, até mais do que precisaria, pois tem lugares que você está em uma torre e já poder ver outra. 
As torres foram usadas para o ritual de selamento de Dormin, separando as partes do corpo físico em 24 pedaços, uma das  teorias sobre o surgimento dos colossos é de que  as figuras dos 16 ( antes 24 ) colossos no templo de adoração já existiam como representantes de deuses guardiões (da natureza talvez) do povo que morava lá e com o ritual que dividiu não só o corpo mas também a alma de Dormin em 24 pedaços, Dormin teria usado a imagem dos deuses que o povo adorava no templo para voltar e se vingar de seu aprisionamento, mas o surgimento dos colossos também poderia fazer parte do ritual, Dormin aprisionado nos colossos seria um mau necessário e menos perigoso, e talvez era o único ritual forte o suficiente para trancar a entidade e daria tempo para o povo fugir daquelas terras.









OS CENÁRIOS E OS 8 EXCLUÍDOS...
Chegando mais perto da teoria central desta postagem... mas antes...
Durante a produção do jogo as terras proibidas seriam bem maiores para caber os 24 colossos, mas novamente por causa das limitações da época, o mapa teve que diminuir, MAS! existem muitas áreas que poderiam ser uma possível arena ainda, eu ficava imaginando a luta contra alguns dos 8 excluídos quando chegava nestes lugares...



Área 5E, é uma área realmente grande e fechada com apenas 3 saídas apé, uma terceira saída subindo no musgo da rocha.






Na praia que lembra o jogo Ico, nas coordenadas 5B e 5C 








Nas áreas 3C e 4C,  AVUS ficaria legal para este cenário... 









A famosa área 2D, que ficou famosa quando apareceu a foto do colosso Adar flam, juntamente com árvores secas, pois este cenário era o que mais se lembrava das árvores, mas depois ficou se sabendo que a área deste colosso seria mais acima no mapa nas coordenadas 0B, MAS! uma coisa que sempre me chamava a atenção, era aquele pequeno lance de escadaria na foto, que parecia que eu ia entrar em alguma batalha quando fosse atravessar, e é neste ponto do mapa que se começa a ouvir as curtas pisadas e o curto rugido, mas apenas na versão do PS2.
Outra coisa que imaginava nesta áera, era uma luta pelo Canyon da área 2D, imaginava o próprio Adar flam e também o Dionin, que seria um verme gigante excluído correndo atrás....











A floresta fechada na área 2G, nesta floresta o Monkey poderia estar, porque daria para ele se segurar no topo e por lembrar um macaco, uma floresta seria mais óbvio de ele estar, mas o cenário dele realmente era uma caverna que estaria na primeira versão do mapa >_<











Na área G7, sim seria um local para uma batalha com o colosso Javali chamado pelos fans de Sirius, nas informações que tenho você teria que fazer o Sirius ficar preso, passando pelas pedras desta área que lembram uma stonehenge, e atacá-lo por trás....





Outro colosso chamado de Aberth foi um dos que apareceu já mostrando sua possível arena, que seria em baixo da grande ponte... da até para imaginar uma cena de abertura da batalha com a sombra das das pernas aparecendo, confundindo com os pilares da ponte...





E as áreas I3 e I2 cobertas pelas nuvens, são as áreas finais inacessíveis 






NOVO POSSÍVEL BLACK BIRD  EM 7D...

Se você se lembra da figura que parece um pássaro pousado, QUE VOCÊ PODE VER APENAS NO PS2 quando vai para as coordenadas 5B, agora você pode ver essa figura mais de perto indo para as coordenadas 7D, quando chegar no 7D, ande um poco em direção ao 7 do mapa  E OLHE NA DIREÇÃO DO DESERTO DE PHALANX, eu iria fazer um video, mas resolvi deixar para quem estiver lendo ver por si mesmo, da para notar que também é uma figura curvada, mas é um defeito de construção de cenário, o que parece ser uma pedra curvada que se vê das coordenadas 7D não é a mesma que se vê do 5B, mas são muito semelhantes e as duas imagens só aparecem quando você se afasta, e quando você se aproxima o cenário de fundo se monta novamente e a figura que não fazia parte desaparece...






TEORIA  -  OS 8 EXCLUÍDOS estão no jogo...

Finalizando a matéria com a minha teoria que envolve os símbolos, sim os 8 SÍMBOLOS únicos em todo o game, 8 colossos foram retirados no projeto final, os produtores gostavam muito de alguns que foram retirados, e como lembrar deles no jogo? com símbolos, é claro que isso pode ser uma coincidência enorme o jogo ter 8 símbolos, 4 no começo do jogo, na grande ponte...
Estes 4 primeiros símbolos foram alvos de muitas boas teorias, mas se fazem parte de algum mistério os outros 4 símbolos que estão no final do jogo também teriam que entrar no mistério...





Então, quando vi os 8 excluídos e vi novamente os símbolos do jogo, vi algumas semelhanças .........




Aberth....






Sirius...






Pholux...






Dionin...





Avus...






Adar flam...





Monkey...

  




Kyos...

Isso é só uma teoria, alguns símbolos se parecem outros não, e não sei se alguém pensou nisso antes, isso foi tudo o que consegui retirar deste incrível jogo.

Essa foi a minha última review especial sobre Shadow of  the colossus.



ATE A PRÓXIMA REVIEW OU PREVIEW EM 2014!
ou a qualquer momento se aparecer um trailer novo de The last guardian. 







   




































Nenhum comentário:

Postar um comentário