Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

F1 - REVIEW!

Antes de terminar 2012, vou postar sobre uma das minhas séries de jogos favoritos, os jogos F1.

 Porque..... eu sou um fan!....

O F1-2010 desenvolvido pela Codemasters Birmingham, trouxe o clima da fórmula 1 para os videogames desta geração, tendo mais de 1.245.000 vendas pelo mundo em duas semanas! e depois ganhando o prêmio Bafta por melhor jogo de esporte.
O F1-2010 tem o clima, mas não tanto, porque foi mais um jogo teste (um teste que deu certo) com gráficos realistas e inteligência da cpu das equipes grandes para impedir a ultrapassagem, e é claro o modo online com até 12 jogadores ao mesmo tempo...

O modo carreira você pode jogar com o seu nome e nacionalidade e escolher um nome curto entre vários já inclusos no jogo, um nome para que a sua agente e os repórteres te chamem no modo carreira , eu por exemplo achei um parecido que era CHRIS.
Você sente como se os repórteres e a agente interagisse com você te chamando ( no meu caso: -Hei, Chris!).
Tem o modo de jogo que você tenta bater o seu próprio tempo na pista que você escolher para treinar. 
E o modo Grand prix, você joga com os seus pilotos favoritos que competiram em 2010.
O jogo também tem o modo FLASHBACK: você "volta no tempo" se errar uma curva ou tiver um acidente, voltando um pouco antes para corrigir (o efeito é parecido com  a adaga do príncipe da persia, sem adaga >_< ) mas isso não pode ser feito no nível Expert e nem online, é claro. 
O jogo ainda não era completo, o menu na tela da corrida era simples, não tinha o KERS e nem o Safety car e o jogo no single-player fica difícil mesmo no modo Expert. 
Uma dica quando estiver nas equipes pequenas correndo no modo intermediário: começar a corrida com o pneu médio e parar na primeira volta, trocar pro pneu soft(ou option) e ir até o final, isso não funciona com todas as pistas, MAS! também só funciona com todas as voltas, E SE! você decorou o traçado das pistas ( não seja trapaceiro não use as setas! ^_^)
É claro que no começo as setas  ajudam para quem não conhece as pistas e o traçado, mas se você é fan e já conhece ( como eu) as setas tiram a graça da dificuldade.



Geralmente quando essas séries de F1 começavam já terminavam, sem ter uma sequência, tudo era trocado para o próximo jogo, o nome, desenvolvedor, distribuidor etc...
Não foi o caso da série da Codemasters, com o nome bem curto F1(comparado a outras) começou com o F1-2009 lançado para wii, psp e iphone, que ainda não tinha chegado no padrão do sucessor, por isso não chamou muito a atenção, mas não desistiram e criaram o F1-2010 que trouxe a fórmula 1 de volta para os video games...





TROFÉUS F1-2010 MAIS DEMORADOS OU DIFÍCEIS:

ROCKING THE BOAT - termine na frente do seu companheiro na primeira temporada



NIFTY 50 - é demorado, va disputando corridas online até chegar no nível 50


WORLD CHAMPION EXPERT- esse troféu é recompensador ganhar na raça, MAS! TEM UM JEITO MAIS RÁPIDO: quando estiver em uma equipe de ponta, de preferência McLAREN, Ferrari ou Red bull, antes de começar o campeonato no modo carreira, coloque em expert, depois sempre quando sair do box e já estiver na pista, ligue as assistências, e antes de cruzar  a linha de chegada na última volta  entre no menu e coloque no expert novamente, nunca esqueça de fazer isso durante a qualificação também, MAS um erro que muitos cometem é que a dificuldade as vezes não muda e fica no custom, porque nem tudo é desabilitado, preste a atenção como estava as assistências antes.  


CONSISTENCY IS THE KEY - sempre marque pontos em todas as corridas.


TRUE RACER - desligue as assistências coloque em uma volta, a pista perfeita pra fazer é Monza porque ela tem uma curva super fechada no inicio e com um pouco de sorte quase todos os carros se batem nesta curva e você ganha tempo porque correr sem as assistências é difícil, vá freiando bem antes de chegar nas curvas.


CLEAN SWEEP - faça a pole com o melhor tempo em todos os setores


FULL HOUSE - seja mais rápido nos treinos e classificação e ganhe a corrida.


A TRUE GENT - faça uma corrida online sem tocar em ninguém


TAKING IT ONLINE - vença o modo Grand prix online



UNFORGETTABLE - faça a pole e ganhe em Monaco


 SCHUPERB - mais um demorado: 40 poles com 40 vitórias (no começo escolha correr todas as 7 temporadas)



CRUSHINSG VICTORY - termine uma temporada na frente do companheiro, mas o troféu pode aparecer depois de fazer isso umas 3 temporadas.


TEAM LEADER - se torne o piloto 1 da equipe renovando o contrato


  WELL DRILLED - desligue as assistências do box, entre com calma ja vá freando para parar na hora que chegar nos mecânicos e não tenha pressa para sair.


AGAINST ALL ODDS - não faça a qualificação para começar em último e ganhe a corrida.


RAIN MEISTER - escolha a pista de Monza, coloque chuva pesada e ganhe a corrida com 20 segundos de distância do segundo, tem que ser uma corrida longa para fazer isso.


WELL PROTECTED - ganhe uma corrida com a visão do cockpit


SPEED DEMON - em Monza use a Mclaren para correr a mais de 353 kph, abaixe as asas para ficar mais rápido.









Depois do sucesso do F1-2010, veio a sequência...


F1-2011 é o jogo completo sobre F1, com tudo o que o 2010 tem, mais um pouco e melhorado.
A dificuldade aumentou, agora além da corrida tem mais dois botões para você se preocupar, são os botões do KERS (é como se fosse um nitro) e o DRS (asa móvel traseira).
Para quem já viu uma corrida sabe que os dois sistemas servem para ganhar mais velocidade nas ultrapassagens e retas.
E continua os 4 tipos de pneus para você montar uma estratégia e vencer uma corrida, só tem a diferença que agora em algumas corrias aparece o pneu super macio de cor vermelha




O MULTIPLAYER:
Muito melhor com o modo CO-OP Championship, agora você pode jogar com um amigo para ser o parceiro de equipe nos campeonatos, e por isso agora é possível 16 jogadores competirem ao mesmo tempo.

Uma das coisas que não tem nesta trilogia F1 é o podium (por enquanto vou chamar de trilogia, os outros são só atualizações ) MAS agora tem as cenas dos pilotos comemorando quando saem do carro ou ficam em primeiro na qualificação.
O piloto saindo do carro e comemorando, a conversa com o engenheiro durante a corrida, as entrevistas e outras coisas para muitos é um detalhe, mas se não tivesse, ia  fazer você dizer: que chato só tem corrida.
Pois estes detalhes servem para deixar o clima do jogo mais perto da real F1 para os fans. 










Esse o ponto seria sobre F1-2012...
Depois de jogar, eu não achei inovador, mas é ótimo, tem o mesmo jeito de 2011 fora o visual horrível da frente dos carros (a FIA também não gostou e vai voltar o visual normal em 2013)
Eu poderia dizer que o jogo é quase uma atualização do 2011, mas não é (é um pouco ^_^).
Uma das coisas que foram tiradas, foi o modo Grand prix, então este já é um ponto contra..
Eu por exemplo que estou escrevendo isso, sou um colecionador de games, mas não gosto de games muito repetidos (mesmo sendo colecionador) eu poderia dizer para quem já tem os F1-2010 e 2011, que vai achar no F1-2012 um pouco......do mesmo, MAS! para quem procura desafio os recomendados são  F1-2011 ou o F1-2012. 
E para quem já tem o 2011 por exemplo e não quer gastar dinheiro com um jogo parecido ( e no Brasil é caro) eu por exemplo vou esperar o F1-2013, até porque acho que o próximo vai ser na próxima geração de consoles: PS4 e XBOX ONE (ou não).
Não acredito que será mais uma "atualização"  simples eu torço para que venha uma versão com os vencedores de toda a história da F1, com os modelos dos carros originais, por exemplo os brasileiros : Nelson piquet, Emerson Fittipaldi e é claro Ayrton Senna.
Mas se o próximo F1 também for só uma versão de "atualização" eu vou ficar só com o meu F1-2011 mesmo (mas talvez os gráficos do PS4 me façam mudar de ideia) 
E para encerrar sobre o F1- 2011, para nós brasileiros o jogo é o último que vem o grande piloto Rubens Barrichello, torci muito para que ele ganha-se uma temporada na F1 real, mas agora só nos video games.


E já ligando no assunto Rubens Barrichello... 
O primeiro jogo que eu mais gostei sobre a fórmula 1 e que achei o mais completo na  época do Nintendo 64 foi...

As pistas, patrocínios, carros, pilotos da época, tudo era fiel, até anúncio na tela das posições como na tv.
E o piloto Barrichello é claro, já estava neste jogo também, foi o que mais participou de provas na F1.





Quem jogou esse jogo primeiro, praticamente já estava pronto para os jogos F1 desta geração, porque o modo HARD era igual ou até mais difícil,  antes de cada corrida tinha que fazer os ajustes de quanto de combustível você colocaria para correr.
O jogo tinha ainda o pódio, que não tem nesta geração (o pódio era com os carros, mas pelo menos tinha um)...
Vou também postar umas dicas deste jogo, já que tenho nos meus arquivos e hoje você pode também baixar o emulador do F1 WORLD GRAND PRIX no seu PC, então aí estão algumas dicas:


CIRCUITO BÔNUS HAVAII: 
entre no EXHIBITION MODE e selecione uma WILLIAMS e coloque o último nome como VACATION vá para a tela de start e volte e a pista, vai estar depois do EUROPEAN GRAND PRIX.

CORREDOR DOURADO: 
entre no EXHIBITION MODE e selecione uma WILLIAMS e edite o último nome como PYRITE vá para a tela de start e volte, o motorista dourado vai estar disponível.

CORREDOR PRATEADO: 
faça o mesmo que o anterior, mas o último nome edite para CHROME.







TROFÉUS F1-2011 MAIS DEMORADOS OU DIFÍCEIS:


ON THE BOUNCE - ganhe 10 corridas seguidas no modo carreira



DRIVERS' WORLD CHAMPION (HARD) - TEM UM JEITO MAIS RÁPIDO: quando estiver em uma equipe de ponta, de preferência McLAREN, Ferrari ou Red bull antes de começar o campeonato no modo carreira, desligue o salvamento automático (o esquema vai ter que ser direto sem paradas ) coloque no Hard, escolha o fim de semana curto com apenas 3 voltas, depois sempre quando sair do box e já estiver na pista, ligue as assistências, e antes de cruzar  a linha de chegada na última volta ou entrar no box, entre no menu e coloque as assistências como estavam antes novamente, nunca esqueça de fazer isso durante a qualificação também, MAS um erro que muitos cometem é que a dificuldade as vezes não muda e fica no pessoal, porque NEM TUDO  é desabilitado no hard, preste atenção e quando você deixar como estava antes a palavra hard vai aparecer, se os seus pontos ja garantirem a vitória antes de terminar a temporada o troféu já vai aparecer, então não precisa mais fazer o esquema.
CO-OP DRIVERS' WORLD CHAMPION - jogue uma temporada inteira no CO-OP com um amigo, só quem ganhar o título vai ganhar o troféu.
PRECISION DRIVING - largue na pole e termine uma corrida sem bater e nem sair da pista.
ROBOT-LIKE CONSISTENCY - este é um pouco chato de fazer,
No modo Grand prix,
Nos treinos livres,
Escolha uma pista (Austrália de preferencia)
Faça uma volta normal,
E antes de cruzar a linha de chegada para a segunda volta pare a uns dois passos antes da linha,
Espere o cronômetro chegar exatamente aos 2.00 e cruze a linha, e repita isso por mais 4 voltas,
Mas cada volta você tem que cruzar  exatamente nos 2.00 (dois minutos e zero segundos) se passou em 2,01 já não vale mais.

DOWN TO THE WIRE - assuma a liderança na última volta.


SOLID PERFORMANCE -  marque pontos em todas as corridas de uma temporada.


LIGHTNING FAST - faça a volta mais rápida de uma corrida sem penalidade.


SUBLIME TALENT - faça a volta mais rápida em todos os treinos, qualificações e na corrida.


TEST DRIVER - esse é demorado, faça 9 voltas nos treinos livres em cada corrida até o troféu aparecer, mas se você corre todas as voltas de cada prova não precisa fazer 9 voltas em treinos.


THEY'RE ON WHICH BUTTONS? - ganhe uma corrida sem usar o KERS e o DRS.


DO IT YOURSELF - ganhe uma corrida com a marcha no manual


BLUE FLAG - de uma volta em 6 carros.


HAVE YOU CONSIDERED DIRT3? - escolha uma pista que tenha uma grande reta com chuva forte e faça um drift ( é só rodar)


CAR CONTROL - ganhe uma corrida sem usar nenhuma assistência, fica mais fácil como sempre na pista de Monza


OPPORTUNIST - entre no Grand prix habilite o Safety car e chuva pesada, faça um acidente para aparecer o Safety car, então é só entrar no pit stop.


KEEPING IT CLEAN - complete uma corrida sem bater nos adversários  no modo online.



SLINGSHOT - fique 10 minutos na cola de um adversário.


GLANCING BLOW - configure o carro pra dano total escolha o circuito de Monaco, só encoste na mureta de proteção (para ter um dano) e ganhe a corrida.


SENNA-ESQUE - largue na quinta posição ou menos e fique em primeiro na primeira volta embaixo de chuva pesada


35 ONLINE - demorado


SLAP ON THE WRIST - bata em  alguém para sofrer o Drive-trough (passar pelo box) e ganhe a corrida.




PESSOAL! BOAS FESTAS DE FIM DE ANO!

ATE A PRÓXIMA REVIEW OU PREVIEW DE FÉRIAS AGORA SÓ EM 2013! 
  

3 comentários:

  1. Caramba, muito bom... em ano passado peguei o F1 2010 em uma troca, mais se joguei 10min foi muito, rsrs, sabe me dizer se pra jogar online precisa de passaporte? senão precisar, sabe me dizer se ainda tem servidores aberto para joga-lo online?

    É o Hemerson Porto aqui perguntando XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O 2010 não precisa do passaporte, as vezes é difícil achar alguém online e que jogue honestamente no jogo que já tem um tempo. O F1 2011 sim, vem com o pass vip que você precisa digitar o código pessoal que vem separado do manual, pra jogar online.

      Excluir
    2. Maravilha, qdo vc pegar o seu PS3 de volta vamos marcar umas jogatinas.

      Excluir